quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Mauritia, um microcontinente submerso no Oceano Índico

Em um período entre 2 bilhões e 70 milhões de anos atrás, os continentes eram unidos em um único supercontinente, chamado Rodínia. Este supercontinente foi o pai da Panótia e avô da Pangeia, que, por movimentos tectônicos, deram origem aos continentes atuais. Neste primeiro processo de movimentação e separação, um microcontinente se formou entre as regiões que hoje formam a Índia e a ilha de Madagascar, e durou tempo suficiente para ser submerso por camadas de magma e pelas águas que geraram o Oceano Índico. Batizada de Mauritia, esta faixa de terra foi anunciada em estudo publicado no domingo passado pela revista científica Nature Geoscience.

Atualmente, Índia e Madagascar estão a mais de 4.000 quilômetros de distância. No período da Rodínia, no entanto, os territórios estavam unidos em uma mesma porção continental. Com o início da separação das terras, uma faixa continental se formou, sobre a qual também estariam áreas que hoje formam as ilhas de Seicheles, Reunião e Maurício. Esta faixa foi batizada de Mauritia pelos cientistas do Earth Dinamyc Group, da Universidade de Oslo, na Noruega. Com o tempo e com a movimentação das placas tectônicas, Mauritia acabou se fragmentando, foi coberta por camadas de magma e desapareceu sob as águas do atual Oceano Índico.

"Ninguém nunca soube realmente como Seicheles foi parar no meio do Oceano Índico, por exemplo. Com nossa pesquisa, identificamos que a ilha de Seicheles se desprendeu da Índia no processo que levou à configuração atual", afirma o pesquisador Pavel V. Doubrovine, um dos autores da pesquisa. "Este processo causou a segmentação da parte continental do território de Mauritia, e foi transportado ao longo do tempo em blocos continentais", completou.

Continente para sempre perdido — Para chegar à esta conclusão, os cientistas analisaram grãos de areia da ilhas Maurício, também localizada no Índico, 900 quilômetros a leste de Madagascar. De acordo com os estudos, os grãos de areia da superfície da ilha apresentam zircão (silicato de zircônio), elemento encontrado na crosta continental, datado entre 1.000 e 600 milhões de anos atrás. "A ilha é resultado de uma atividade vulcânica que aconteceu há nove milhões de anos. Nesta erupção, o zircão, que estava presente em Mauritia, foi levado para a superfície e ficou na areia da ilha", explica Doubrovine

De acordo com o estudo publicado, é provável que existam camadas repletas de zircão submersas pelo Oceano Índico. Essas camadas, que teriam sido cobertas por magma, estariam em seu estado puro a mais de dez quilômetros de profundidade. Seria uma prova da existência de Mauritia, mas com altos custos de execução. "Ninguém possui nem dinheiro nem estímulo suficiente para fazer esta perfuração", lamenta o pesquisador Doubrovine. Até lá, a existência de Mauritia ficará limitada à pesquisa e ao zircão presente na areia.

Mapa mostra atual configuração da região com a Índia aparecendo na parte de cima e Madagascar ao leste da África. Pontos marcados pelas letras A e B indicam a localização das ilhas Seicheles e Maurício, no Oceano Índico
Mapa mostra a atual configuração da região, com a Índia aparecendo na parte de cima e Madagascar ao leste da África. Pontos marcados pelas letras A e B indicam a localização das ilhas Seicheles e Maurício, no Oceano Índico


Rodínia 
Rondínia: supercontinente formado entre 1,1 bilhão e 750 milhões de anos atrás. O território começou a se fragmentar há 900 milhões de anos



CONHEÇA A PESQUISA:
Título original: A Precambrian microcontinent in the Indian Ocean

Onde foi divulgada: revista científica Nature Geoscience

Quem fez: Trond H. Torsvik, Hans Amundsen, Ebbe H. Hartz, Fernando Corfu, Nick Kusznir, Carmen Gaina, Pavel V. Doubrovine, Bernhard Steinberger, Lewis D. Ashwal, e Bjørn Jamtveit

Instituição: Universidade de Oslo, Noruega

Dados de amostragem: grãos de areia das ilhas Maurício

Resultado: Os grãos de areia analisados apresentaram zircão, componente datado entre 1.000 e 600 milhões de anos atrás. Este elemento teria chegado à superfície das ilhas Maurício levado por erupções vulcânicas





Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/um-microcontinente-submerso-no-oceano-indico

Cientistas conseguem medir velocidade de rotação de buraco negro pela 1ª vez

Pela primeira vez na história um grupo de cientistas conseguiu medir a velocidade de rotação de um buraco negro supermassivo. O buraco negro está localizado no meio da galáxia NGC 1365, localizada na constelação da Fornalha, a 56 milhões de anos-luz da Terra.

De acordo com os autores do estudo, que foi publicado na quarta-feira (27) na edição online da revista “Nature”, a pesquisa pode contribuir para compreender melhor como as galáxias e os buracos negros no centro delas evoluíram. Tal descoberta só pode ser feita com a ajuda de dois telescópios de raios X: o NuSTAR, lançado no ano passado pela agência espacial americana (Nasa), e o XMM-Newton, da Agência Espacial Europeia (ESA).

As medições que haviam sido feitas anteriormente não puderam ter uma conclusão exata, já que as nuvens escuras ao redor dos buracos acabaram confundindo os astrônomos. No entanto, a partir das novas observações, foi possível ver que as taxas de rotação desses locais põem ser determinadas de forma objetiva.

Os cientistas analisaram os raios X que foram emitidos pelo gás quente contido em um disco do buraco negro que estava localizado fora do “horizonte de eventos”, uma fronteira ao seu redor que não pode escapar, assim, tudo que passa por ali acaba sendo sugado.

O buraco negro em questão possui dois milhões de vezes a massa do Sol e gira a uma taxa próxima ao máximo que é permitida pela famosa Teoria da Relatividade, formulada pelo físico Albert Einstein.

Conforme Fiona Harrison, professora de física e astronomia do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e principal investigadora do NuSTAR, através  dos raios X é possível rastrear a matéria que gira em torno dos buracos negros. Isso só acontece porque a radiação vista é totalmente deformada pelos movimentos das partículas e também pela grande gravidade dos buracos.

Guido Risaliti, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, em Cambridge, e do Instituto Nacional de Astrofísica da Itália o principal autor do trabalho, disse que esses “monstros” são formados por pequenas “sementes” que pertenciam ao início do Universo e crescem engolindo as estrelas e também o gás de suas galáxias hospedeiras ou mesmo fundindo com outros buracos negros ao colidir duas galáxias.

Cientistas conseguem medir velocidade de rotação de buraco negro pela 1ª vez 
 
 
 
 
Fonte: http://www.oficinadanet.com.br/post/9991-cientistas-conseguem-medir-velocidade-de-rotacao-de-buraco-negro-pela-1-vez


domingo, 17 de fevereiro de 2013

Horário de verão termina à meia-noite de hoje, relógios devem ser atrasados em uma hora




           Brasília - O horário de verão, que começou no dia 21 de outubro do ano passado, termina amanhã (17)(Já terminou), quando os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Tocantins.
          Segundo o neurologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB) Raimundo Nonato Delgado Rodrigues, os impactos do fim do horário de verão sobre a saúde da população são menores do que quando ele começa. O corpo deve se habituar à mudança gradualmente e, no período de adaptação, que deve durar em torno de uma semana, as pessoas tenderão a acordar mais cedo e vão sentir sono mais cedo à noite. “O ideal seria aos poucos fazer com que o sono fosse atrasado, de forma que a pessoa acordasse um pouquinho mais tarde”.
          De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), neste ano o horário de verão gerou uma economia de 4,5% no período de pico (entre as 18h e as 21h) nos estados em que foi implementado. A mudança é adotada todos os anos no país para aproveitar melhor a luminosidade do dia nesta época do ano, reduzindo o consumo de energia nos horários de pico e evitando o uso de energia gerada por termelétricas, que é mais cara e mais poluente do que a gerada pelas hidrelétricas.
          Para o neurologista, o horário de verão é um atentado à saúde das pessoas. “Perder uma hora de sono pode parecer pouco, mas o cérebro sente muito mais do que podemos imaginar, não só em termos de cansaço, mas também na alteração na produção hormonal e na fragmentação do sono”, aponta. Se o débito de sono for muito acumulado, as pessoas podem correr riscos, principalmente na hora de exercer atividades que necessitem de vigília, como dirigir ou operar máquinas.
         O horário de verão começa sempre no terceiro domingo do mês de outubro e encerra no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.



Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-02-16/horario-de-verao-termina-meia-noite-de-hoje-relogios-devem-ser-atrasados-em-uma-hora

Facebook admite que foi alvo de hackers

Segundo a empresa, ataque ocorreu em janeiro e não comprometeu dados

         
          O Facebook admitiu nesta sexta-feira que seu sistema de informática foi "alvo de um sofisticado ataque" no mês passado, mas reportou não ter encontrado evidências de comprometimento das informações de seus usuários. A companhia anunciou em uma publicação em seu blog que o 'malware' proveio da página web infectada de um desenvolvedor de tecnologia móvel.
          "Remediamos todas as máquinas infectadas, informamos à polícia e começamos uma vasta investigação que continua até o dia de hoje", informou a empresa.
          Os hackers teriam se aproveitado de uma vulnerabilidade no software de Java que não havia sido detectada previamente. Ao ser alertado da situação, o criador do programa, a Oracle, compensou o ataque de 1º de fevereiro, segundo o Facebook.
         "O Facebook não esteve sozinho neste ataque", informou a companhia com sede na Califórnia. "Está claro que também outros (meios) foram atacados e infiltrados recentemente", acrescentou.
          A rede social Twitter informou no dia 2 de fevereiro que cerca de 250 mil usuários foram vítimas de hackers "sofisticados", que realizaram ataques similares aos que haviam sofrido empresas e meios de comunicação americanos anteriormente. Naquela mesma semana, os jornais The New York Times e Wall Street Journal informaram que seus computadores e sistemas informáticos haviam sido alvo de ataques cibernéticos, apontando o governo chinês como possível responsável.
         O Twitter já havia advertido contra o uso do software Java e o Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos, por sua vez, solicitou no início de janeiro aos usuários de Java que o desativassem de seus navegadores, devido à vulnerabilidade.



Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/noticia/2013/02/facebook-admite-que-foi-alvo-de-hackers-4046529.html

Bento XVI agradece apoio e pede renovação da Igreja

No Ângelus, Pontífice pede rezas por novo papa


        O papa Bento XVI pediu aos milhares de fiéis presentes na praça São Pedro, no Vaticano, neste domingo, para que rezem por ele e pelo próximo papa. Ao conduzir sua penúltima missa do Angelus antes da sua renúncia, prevista para o dia 28 de fevereiro, o Sumo Pontíficie agradeceu pelo apoio e orações que vem recebendo nos últimos dias e pediu uma renovação da Igreja.
          "Agradeço de coração a todos por suas orações e afeto nestes dias. Os suplico que continueis rezando por mim e pelo próximo papa, assim como pelos exercícios espirituais que começarei esta tarde junto com os membros da Cúria Romana", afirmou.
"Suplico que continueis rezando por mim e pelo próximo papa", disse Bento XVI
"Suplico que continueis rezando por mim e pelo próximo papa", disse Bento XVI
        Falando em inglês e espanhol, Bento XVI convocou a Igreja e todos os seus membros a se "renovarem" e "se reorientarem em direção a Deus, rejeitando o orgulho e o egoísmo".
          "A Igreja convoca todos os seus membros a se renovarem (...), o que envolve uma luta, um combate espiritual, porque o espírito do mal quer nos desviar do caminho em direção a Deus", declarou o Papa a partir do balcão do Palácio Apostólico, diante de dezenas de milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro.
       O Pontífice fez votos para que neste tempo de Quaresma a "contemplação da paixão, morte e ressurreição de Cristo nos ajude a segui-lo mais de perto".
          Depois da missa, a Rádio do Vaticano anunciou que Bento XVI vai passar a semana em retiro e sem eventos públicos. No próximo domingo Bento XVI vai realizar sua última missa do Ângelus, o tradicional evento dominical no Vaticano.



Fonte: http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2013/02/17/bento-xvi-agradece-apoio-e-pede-renovacao-da-igreja/

Oração oficial da CF 2013

Tema: Fraternidade e Juventude
Lema: "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8)


Pai santo, vosso Filho Jesus,
conduzido pelo Espírito
e obediente à vossa vontade,
aceitou a cruz como prova de amor à humanidade.

Convertei-nos e, nos desafios deste mundo,
tornai-nos missionários
a serviço da juventude.

Para anunciar o Evangelho como projeto de vida,
enviai-nos, Senhor;
para ser presença geradora de fraternidade,
enviai-nos, Senhor;
para ser profetas em tempo de mudança,
enviai-nos, Senhor;
para promover a sociedade da não violência,
enviai-nos, Senhor;
para salvar a quem perdeu a esperança,
enviai-nos, Senhor;
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Leituras de hoje (17/02/2013)

Evangelho:

Lucas 4,1-13

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
4 1 Cheio do Espírito Santo, voltou Jesus do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto,
2 onde foi tentado pelo demônio durante quarenta dias. Durante este tempo ele nada comeu e, terminados estes dias, teve fome.
3 Disse-lhe então o demônio: “Se és o Filho de Deus, ordena a esta pedra que se torne pão”.
4 Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra de Deus’”.
5 O demônio levou-o em seguida a um alto monte e mostrou-lhe num só momento todos os reinos da terra,
6 e disse-lhe: “Dar-te-ei todo este poder e a glória desses reinos, porque me foram dados, e dou-os a quem quero.
7 Portanto, se te prostrares diante de mim, tudo será teu”.
8 Jesus disse-lhe: “Está escrito: ‘Adorarás o Senhor teu Deus, e a ele só servirás’”.
9 O demônio levou-o ainda a Jerusalém, ao ponto mais alto do templo, e disse-lhe: “Se és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo;
10 porque está escrito: ‘Ordenou aos seus anjos a teu respeito que te guardassem.
11 E que te sustivessem em suas mãos, para não ferires o teu pé nalguma pedra’”.
12 Jesus disse: “Foi dito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’”.
13 Depois de tê-lo assim tentado de todos os modos, o demônio apartou-se dele até outra ocasião.
Palavra da Salvação.
 
Leitura:
Deuteronômio 26,4-10
Leitura do livro do Deuteronômio.
26 4 O sacerdote, recebendo o cesto de tua mão depô-lo-á diante do altar do Senhor, teu Deus.
5 Dirás então em presença do Senhor, teu Deus: “meu pai era um arameu prestes a morrer, que desceu ao Egito com um punhado de gente para ali viverem como forasteiros, mas tornaram-se ali um povo grande, forte e numeroso.
6 Os egípcios afligiram-nos e oprimiram-nos, impondo-nos uma penosa servidão.
7 Clamamos então ao Senhor, o Deus de nossos pais, e ele ouviu nosso clamor, e viu nossa aflição, nossa miséria e nossa angústia. O Senhor tirou-nos do Egito com sua mão poderosa e o vigor de seu braço,
8 operando prodígios e portentosos milagres.
9 Conduziu-nos a esta região e deu-nos esta terra que mana leite mel.
10 Por isso trago agora as primícias dos frutos do solo que me destes, ó Senhor. Dito isto, deporás o cesto diante do Senhor, teu Deus, prostrando-te em sua presença”.
Palavra do Senhor.
 
 
 
 
Fonte: http://www.domtotal.com/religiao/meu_dia_com_deus/evangelho_dia.php

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Meteorito na Rússia não tem relação com asteroide perto da Terra, diz Nasa

           A agência espacial americana Nasa divulgou uma nota afirmando que não há relação entre o meteorito que atravessou o céu na Rússia nesta sexta-feira (15) e o asteroide 2012 DA14, que passa perto da Terra nesta tarde.
           Segundo os cientistas americanos, as análises do meteorito ainda são preliminares, mas o sentido em que ocorreu a queda é oposto ao da viagem do asteroide: os vídeos do meteorito (vídeo disponível na fonte desta postagem) mostram ele passando da esquerda para a direita do sol nascente, o que significa que voava do norte para o sul. O asteroide, por sua vez, tem trajetória sul-norte, destaca a agência dos EUA. Isso faz com que sejam objetos "completamente não relacionados", afirma a Nasa.

Meteorito          
          Cerca de 950 pessoas ficaram feridas em consequência de um meteorito que atravessou o céu sobre a Rússia nesta sexta-feira (15), lançando bolas de fogo na direção da Terra, quebrando janelas e acionando alarmes de carros, afirmou o governador da região de Cheliabinsk, Mikhail Yurevich, citado pela agência pública Ria Novosti.
          "O número de feridos é de 950", declarou o governador. O balanço anterior era de mais de 500 feridos na região, muitos deles por estilhaços devido à quebra das janelas. Muitos feridos foram tratados por cortes superficiais e hematomas causados pelos vidros quebrados, afirmou a polícia local à agência RIA Novosti.
           Os primeiros relatórios afirmaram que uma parte do meteorito caiu a 80 km da cidade de Satki, que fica 100 km ao oeste do centro regional, mas isto não foi confirmado oficialmente.
           "Este meteorito foi um objeto bastante grande com uma massa de várias dúzias de toneladas", calculou o astrônomo russo Serguei Smirnov, do Observatório Pulkovo, em uma entrevista ao canal Russia 24.
 
Asteroide
           Um asteroide com 45 metros de diâmetro vai passar nesta sexta-feira a apenas 27 mil km da Terra. Nunca antes o ser humano identificou a passagem de um objeto tão grande tão próximo da Terra.
           A distância pela qual o asteroide 2012 DA14 vai passar é menor do que a de alguns satélites de comunicação. Os chamados satélites geoestacionários ficam a uma altura de cerca de 36 mil km, na órbita da Terra.
Ilustração do asteroide 2012 DA14, que passa perto da Terra nesta sexta (15) (Foto: Nasa/JPL-Caltech) 
Ilustração do asteroide 2012 DA14, que passa perto da Terra nesta sexta (15) (Foto: Nasa/JPL-Caltech)

         A maior aproximação do asteroide será às 17h25 (horário de Brasília). Os melhores pontos do planeta para vê-lo serão o Leste da Europa, a Ásia e a Austrália, onde será madrugada no momento. No entanto, como a distância será muito pequena, a passagem será também muito rápida. A Nasa descarta que ele caia sobre a Terra.



Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/02/meteorito-na-russia-nao-tem-relacao-com-asteroide-perto-da-terra-diz-nasa.html

Asteroide 2012 DA14 passará bem próximo da Terra nesta sexta-feira

          Um asteroide chegará bem perto da Terra nesta sexta-feira, dia 15 de fevereiro, de acordo com a Agência Espacial dos Estados Unidos, a NASA. O corpo celeste, descoberto no ano passado, tem o tamanho aproximado de 45 metros e possui uma massa de 130 mil toneladas. O evento está sendo considerado como a maior aproximação de uma rocha, nessas dimensões, com o nosso planeta.
           Chamado de 2012 DA14, o asteroide passará a uma distância de 27.680 quilômetros e ficará mais perto da Terra do que vários satélites artificiais em órbita, a exemplo dos que são utilizados para o sistema de posicionalmente global (GPS), distantes do nosso planeta entre 35 e 36 mil quilômetros. O asteroide, contudo, está quase 80 vezes mais longe da Estação Internacional Espacial, que fica a 350 km da órbita da Terra. Será possível assistir à passagem do DA14 na sexta-feira com o auxílio de telescópios. O horário de sua maior proximidade com a Terra está previsto por volta das 19h40 GMT (17h40 de Brasília).



Fonte: http://www.ebc.com.br/tecnologia/2013/02/15-de-fevereiro-asteroide-da14-passara-bem-proximo-da-terra-nesta-sexta-feira

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

BLACKSHOT

Blackshot é um jogo de tiro. Eu achei ele ótimo e caso alguém queira instalá-lo está aí o link do download:






Caso ocorra algum problema na instalação é só me comunicar nos comentários ou pelo e-mail do blog. Obrigado!!!
Obrigado por fazer o Download!

Motivação

                  Sempre esteja motivado!!! Veja esse doc. no download abaixo e leia sobre "motivação". Obrigado pela atenção!...







Obrigado por fazer o download!