sábado, 15 de março de 2014

Dilma sobrevoa Rondônia e garante ajuda ao estado

Mais de cem mil pessoas dependem de aviões para receber alimentos

 

A presidente Dilma Rousseff afirmou, neste sábado (15), após sobrevoar as regiões atingidas pela cheia do rio Madeira, que todas as medidas possíveis para ajudar a população atingida serão tomadas. Em entrevista coletva, a presidenta afirmou que o programa Minha Casa Minha Vida dará prioridade às famílias atingidas pelas chuvas.

Dilma ainda afirmou que é um absurdo atribuir às barragens de hidroelétricas a responsabilidade pela cheia do rio Madeira e disse que o Brasil tem vivido fenômenos naturais muito sérios, com seca em algumas regiões e inundações em outras. Ela ainda lembrou que já foram liberados R$ 7 milhões para as famílias desabrigadas em Porto Velho.

Aproximadamente 2.400 famílias já tiveram que sair de suas casas em Porto Velho por conta da cheia do Rio Madeira. A água encobriu trechos da rodovia que liga Rondônia ao Acre. Apenas caminhões passam. No oeste do estado, a situação também é grave. Chegar a Nova Mamoré e Guajará Mirim, municípios que fazem fronteira com a Bolívia, só mesmo de avião ou helicóptero. É que as duas cidades estão isoladas por terra há mais de um mês, por causa da enchente.

Os mantimentos estão sendo levados de avião e mais de 100 mil habitantes do estado dependem desse apoio aéreo para receber alimentos.Para evitar que as cidades fiquem isoladas por muito tempo, o estado tentou abrir 11 quilômetros de estrada na mata, mas a Justiça Federal proibiu a obra, porque há reservas indígenas na região.


Fonte: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2014/03/15/dilma-sobrevoa-rondonia-e-garante-ajuda-ao-estado/

Pesquisa Aponta que 83% de Homens Com Câncer na Cabeça são Fumantes

Levantamento foi feito com pacientes com câncer na cabeça e pescoço.

 
O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo fez um levantamento no Estado de São Paulo, ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, mostrou que 75% dos casos de câncer de cabeça e pescoço atingem o público masculino, sendo 7 em cada 10 pessoas em tratamento. Desses, 83% são ou foram fumantes.
 
Dentre as diversas neoplasias que podem desenvolvidas, devido ao consumo de cigarros e produtos fumígenos, estão as que se manifestam na região da cabeça e pescoço. 
 
Dos pacientes que fazem tratamento nesse setor do Instituto, 60% são vítimas de tumores na boca e 40% na faringe ou laringe. O estudo aponta ainda que as ocorrências são mais freqüentes em homens acima de 50 anos.
 
Em nota divulgada pela assessoria de comunicação do Estado, a pesquisa também apontou que além do tabagismo, o consumo excessivo de álcool, o etilismo, também está associado ao desenvolvimento desse tipo de câncer. “O álcool, assim como o tabaco, tem uma relação expressiva com a doença. Quase 60% dos nossos pacientes são etilistas”, alerta o médico Marco Aurélio Kulcsar, chefe da Clínica da Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Icesp. 
 
Ainda de acordo com o especialista, o Instituo realizou no ano passado cerca de 3.500 consultas no setor. O número mostra que, embora os tumores sejam passíveis de detecção precoce, por estarem em regiões visíveis, muitas vezes, os sintomas passam despercebidos.
 
Para ler esta e outras notícias, na íntegra, confira a edição impressa e/ou se cadastre no site para ter acesso a versão Online de O REGIONAL deste sábado (15/03).
 

Caso raro de transmissão de vírus da Aids entre mulheres parceiras é divulgado nos EUA

Caso raro de possível transmissão de vírus da Aids entre mulheres foi anunciado por autoridades de saúde dos EUA. Uma mulher, de 46 anos, "provavelmente adquiriu" o vírus em relação sexual com sua parceira, portadora do HIV, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças. A paciente praticou relações heterossexuais anteriormente, mas não nos 10 anos anteriores à infecção. Sua companheira, de 43 anos, diagnosticada com o vírus em 2008, foi sua única parceira sexual nos 6 meses antes do teste positivo do HIV. A mulher não apresentou nenhum dos outros fatores de risco, como uso de drogas injetáveis, transplante de órgão, acupuntura ou sexo desprotegido com outro parceiro. O vírus tinha 98% de semelhança genética com o da parceira. Segundo o Centro de Prevenção, apesar de casos como esse serem raros, "transmissão entre mulheres são possíveis porque o HIV pode ser encontrado no líquido vaginal e no sangue da menstruação". 


Fonte: http://montesclaros.com/noticias.asp?codigo=66996

Site é lançado pela AMB e sociedades de especialidades para efetuar denúncias sobre mau atendimento médico

Caixa Preta da Saúde como é chamada tem a temática de oportunizar aos interessados enviarem vídeos, informações e fotos sobre os problemas que encontram nos atendimentos.

Uma plataforma que visa receber denúncias sobre falhas no atendimento no SUS ou em instituições particulares foi lançada nesta semana pela Associação Médica Brasileira – AMB e sociedades de especialidades. Com o nome de “Caixa Preta da Saúde”, o projeto possui a temática de oportunizar aos interessados enviarem vídeos, informações e fotos sobre os problemas que encontram nos atendimentos, através do site: www.caixapretadasaude.org.br. Não será necessária identificação.

De acordo com o presidente da AMB, Florentino Cardoso, todas as informações que forem apresentadas serão analisadas por uma equipe, após essa checagem poderá ser consultada no portal. Além disso, a equipe ficará encarregada também de verificar reincidência dos problemas. Caso os problemas tenham sido corrigidos, os gestores poderão prestar informações.


Fonte: http://novohamburgo.org/site/noticias/saude/2014/03/14/site-e-lancado-pela-amb-e-sociedades-de-especialidades-para-efetuar-denuncias-sobre-mau-atendimento-medico/

Malásia diz que 'alguém' desligou comunicação de avião sumido

Informação de premiê sugere que aeronave pode ter sido sequestrada. Rota pode ser Indonésia ou fronteira entre Cazaquistão e Turcomenistão.


O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, confirmou neste sábado (15), em entrevista coletiva em Kuala Lumpur, que o voo MH-370 da Malaysia Airlines, que desapareceu com 239 pessoas no dia 7 de março, teve os sistemas de comunicação desligados por "alguém" que depois a conduziu até dois pontos possíveis: Indonésia ou a fronteira entre Cazaquistão e Turcomenistão. Mas o premiê não confirmou que a aeronave foi sequestrada.

Najib disse que o voo mudou de rota e voou durante 6 horas na direção oeste, após o último sinal da aeronave. O governante se recusou a falar de sequestro, mas a exposição que apresentou aponta para esse sentido, segundo interpretação das agências de notícias.

A polícia local realiza buscas na casa do piloto Zaharie Ahmad Shah, de 53 anos, que pilotava a aeronave.

O primeiro-ministro explicou que, com as novas informações obtidas, o voo MH-370 continuou emitindo sinais para um satélite até as 8h14 locais de sábado (21h14 de Brasília da sexta-feira).

A Malaysia Airline divulgou um comunicado após a fala do premiê, dizendo que a situação é sem precedentes para a companhia e para toda a indústria da aviação. "Nunca houve um caso em que informações captadas apenas por sinais de satélites pudessem potencialmente serem usadas para identificar a localização de um voo comerical sumido. Dada a natureza da situação e sua extrema sensibilidade, era imprescindível que os sinais de satélite isolados fossem verificados e analisados por autoridades especializadas para que seu significado pudesse ser entendido. Isso naturalmente nos tomou tempo, durante o qual não pudemos confirmar sua existência [dos sinais]."

Uma fonte militar malaia afirmou à agência de notícias France Presse que os investigadores acreditam que o avião pode ter sido desviado para o Índico por uma pessoa com profundo conhecimento das rotas aéreas e das posições dos radares. "Com certeza seria um piloto experiente, competente e em atividade", disse a fonte, que, no entanto, não revelou se as suspeitas apontam para um sequestrador entre os passageiros ou um integrante da tripulação.

O avião saiu de Kuala Lumpur às 0h41 locais do sábado (13h41 de Brasília da sexta-feira) e tinha previsão de chegada a Pequim cerca de seis horas mais tarde, mas desapareceu dos radares 40 minutos depois da decolagem.

O Boeing tinha combustível para 7 horas e meia de voo, segundo a Malaysia Airlines, e transportava 239 pessoas: 227 passageiros, entre eles duas crianças, e uma tripulação de 12 malaios.

Depois de vários dias, Najib confirmou que os dados recebidos por um radar militar correspondem ao MH-370 e provam que o avião mudou de rota, cruzou o Estreito de Málaca e seguiu rumo ao oeste.

"As buscas entraram em uma nova fase. Esperamos que esta nova informação nos aproxime de sua localização", afirmou o primeiro-ministro.

As buscas pelo avião tinham se concentrado até o momento no Mar da China Meridional.


VALE ESTE 2 - mapa avião desaparecido malásia (Foto: Arte/G1)



Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/03/malasia-diz-que-alguem-desligou-comunicacao-de-aviao-sumido.html

sexta-feira, 14 de março de 2014

Saúde inicia imunização contra o HPV

A vacina contra o Papiloma Vírus Humano – HPV passou a fazer parte do Calendário Estadual de Imunização na rede pública de saúde(SUS), para meninas de 11 até 13 anos de idade, com a campanha de vacinação o Ministério da Saúde busca a prevenção de alguns tipos de câncer como o câncer de colo de útero.
 A enfermeira responsável pela imunização no município de Serra Negra Quelen  Barbosa Braga explicou que o HPV é um vírus que se instala na pele ou em mucosas, podendo ficar no organismo durante anos de maneira adormecida, e pode evoluir para o câncer.  Segundo ela, o câncer de colo do útero atualmente é o terceiro tipo mais comum entre as mulheres. “O vírus HPV é altamente contagioso”, enfatizou.
 O secretário municipal de saúde Ricardo Fávero Minosso disse que as equipes técnicas da secretaria de Saúde já se reuniram com o setor de Educação para as orientações e irão realizar também  vacinação contra HPV nas escolas a partir do dia 17 de março mediante a autorização dos pais ou responsáveis.  “Se preferirem, os pais podem levar suas filhas até a Unidade de Saúde Dr. Firmino Cavenaghi, situada na Rua Dr. Firmino Cavenaghi, ao lado do parque infantil, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30h e das 12h30h às 16h”, explicou Minosso.
 Nas cidades da região a expectativa de vacinação é a seguinte: 555 jovens em Serra Negra; 148 em Monte Alegre do Sul; 1428 em Amparo; 968 em Pedreira; 309 em Morungaba; 1112 em Jaguariúna; 1559 em Itapira; 156 em Lindoia; 390 em Águas de Lindoia; 752 em Socorro; 3537 em Bragança Paulista; 328 em Pinhalzinho e 277 jovens em Holambra. Não esquecer de levar a caderneta de vacinação ou um documento de identificação. Para maiores esclarecimentos entrar em contato pelo telefone: (19) 3842-2622.


FONTE: http://www.oserrano.com.br/view.asp?tipo=Local&id=32488