quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Apps só serão disponibilizados se obedecerem leis brasileiras

Na semana passada, o Ministério Público Federal, no Rio de Janeiro, determinou que as empresas Apple e Google passem a guardar dados pessoais e conteúdos compartilhados através de seus aplicativos por, pelo menos, um ano.

Isso facilitaria investigações de crimes no mundo virtual. O objetivo da decisão é fazer com que aplicativos, como o polêmico Secret, se adequem ao Marco Civil da Internet, legislação que entrou em vigor em junho deste ano.

Lançado em maio no Brasil, o Secret se tornou uma febre com mais de um milhão de downloads em tablets e smartphones. A aplicação permite que os usuários compartilhem segredos sem serem identificados.

Após denúncias de inúmeros casos de injúria, calúnia, difamação e bullying através do aplicativo, uma liminar concedida pela 5ª Vara Cível de Vitória proibiu o seu uso no Brasil. Na sentença, a Justiça determinou, ainda, que o Google e a Apple removessem o aplicativo dos aparelhos nos quais eles já estivessem instalados.

Lucas Terto é especialista em direito digital e explica que, de acordo com o Marco Civil da Internet, a empresa estrangeira que colete ou trate dados de brasileiros deve respeitar as leis locais. O especialista acredita que o Secret poderia continuar funcionando, desde que se adequasse às políticas de uso brasileiras. Para isso, é necessário que os usuários possam ser identificados, se for preciso, e que todos saibam disso através de orientações explícitas do aplicativo:

"Nós sabemos que, segundo a Constituição Federal, é livre a liberdade de expressão, vedado o anonimato. Mas, então, você tem que conseguir identificar aquele que postou o conteúdo, e esses serviços se vendem como uma forma anônima de você colocar conteúdo na internet e incentivam comportamentos irresponsáveis.”

A medida decretada pela Justiça capixaba foi cumprida em parte. Já não é possível baixar o programa, mas quem tem o Secret ainda consegue usá-lo sem qualquer restrição.

Marcos Silveira, de 17 anos, estuda em uma escola, em Brasília, onde o Secret foi proibido. Silveira conta que vários amigos tiveram problemas com falsas informações postadas e concorda com as restrições ao aplicativo:

"No começo, parecia um bom aplicativo, todo mundo utilizava como uma forma de mostrar seus sentimentos. Agora as pessoas estão utilizando [o aplicativo] de forma errada. Eu vejo esse aplicativo como uma arma de bullying cibernético."

Na decisão do Ministério Público Federal, no Rio de Janeiro, os procuradores pedem que as empresas Apple e Google só disponibilizem em suas lojas virtuais aplicativos que obedeçam às leis brasileiras. A administração do aplicativo Secret informou que está bloqueando posts que contenham nomes de indivíduos privados.
 
Devemos lembrar sempre que as redes sociais devem ser usadas com respeito e não para a prática de ofensas.
 
 

O novo iPhone 6 será também cartão de crédito

Que tal um celular que além de fazer as funções básicas de um smartphone a Apple(iPhone) ainda serve como um cartão de crédito? Dia 9 de setembro lá saberemos o que aí vem, mas há já várias publicações que dão conta de que poderemos fazer pagamentos por Visa, American Express e MasterCard através do novo iPhone 6.

Ao que tudo indica, o smartphone virá com a tecnologia Near Field Communications (NFC) incorporada, que basicamente consiste na troca de informações, sem necessidade de fios, entre dispositivos compatíveis que estejam próximos um do outro. A comunicação é estabelecida automaticamente, sem serem precisas configurações adicionais. A segurança dos pagamentos sairá reforçada pela impressão digital do iPhone.

Se assim for, a Apple parte para esta inovação com uma grande vantagem, porque tem uma vasta base de dados de pessoas que já usam cartão de crédito no iTunes e na Apple Store, para adquirir música, filmes e aplicações para os seus smartphones e tablets.

Esses clientes serão o foco da empresa para testar esta nova ferramenta do iPhone. E toda a indústria ficará de olho a ver se resulta. Então vamos ficar atentos nessa novidade que irá trazer muitos benefícios para o usuário.
 
Descrição do iPhone6:
--> O aparelho deverá rodar o sistema operacional iOS 8. Um dos destaques do iPhone 6, na opinião de especialistas, será o rendimento da bateria e a incorporação do NFC. A tela do novo smartphone deverá ter 4 polegadas, sendo uma combinação das tecnologias Retina e Sharp IGZO, com resolução Full HD. As outras especificações consideradas para o iPhone 6 são o processador quad-core A7 e câmera de 13 megapixels.
 
 

Microsoft divulga propaganda do Windows 9 por engano

Sem querer, a Microsoft divulgou uma propaganda no site chinês "Weibo" nesta terça-feira (2) anunciado o Windows 9, nova versão do sistema operacional da empresa que ainda não foi revelado pela companhia. De acordo com o site "The Verge", a imagem não era real e a Microsoft diz investigar o caso.
 
A empresa perguntou aos usuários na publicação "O mais recente sistema da Microsoft, o Windows 9, será lançado em breve. Você acha que o menu Iniciar irá voltar?". Além da imagem falsa do sistema operacional, foi publicada o suposto logotipo do sistema operacional.
 
Embora não tenha sido revelado, a Microsoft planeja realizar um evento no dia 30 de setembro para apresentar o Windows 9, chamado provisoriamente de Windows Threshold. O "The Verge" aponta que o novo sistema deve ter um novo menu Iniciar e diversas mudanças de interface que não foram populares no Windows 8.
 
Abaixo você observa o suporto logotipo do Windows 9:

Suposto logotipo do Windows 9 teria sido publicado por acidente em site chinês (Foto: Reprodução/CNbeta)


Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/09/microsoft-divulga-propaganda-do-windows-9-por-engano.html

Em novo teste, vacina de dengue teve eficácia de 60,8% na América Latina

O laboratório Sanofi Pasteur anunciou que a vacina experimental contra dengue desenvolvida pela empresa conseguiu reduzir em 60,8% o número de casos da doença em estudo que envolveu quase 21 mil crianças e adolescentes da América Latina e Caribe.
 
Resultados mais detalhados da pesquisa devem ser anunciados em novembro, na reunião anual da Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene (ASTMH, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, e também publicados em uma revista científica ainda neste semestre, de acordo com Sheila Homsani, gerente do departamento médico da Sanofi Pasteur.
 
Ela afirma que, com esses resultados, a empresa encerra a última etapa de testes clínicos, que era o que faltava para completar o dossiê que deve ser submetido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essa submissão deve ocorrer no início de 2015 e, caso o órgão aprove a vacina, ela deve passar a ser comercializada no país até o fim do ano que vem, ainda segundo a gerente.
 
Os testes foram feitos entre junho de 2011 e abril de 2013 em crianças e adolescentes de idade entre 9 e 16 anos. Participaram do estudo Brasil, México, Honduras, Colômbia e Porto Rico.
 
A vacina teve níveis de proteção diferentes para cada sorotipo. Para o sorotipo 1, a proteção foi de 50%; para o sorotipo 2, foi de 42%; para o sorotipo 3 foi de 74% e para o sorotipo 4 foi de 77,7%.
 
“Tem que ser uma vacina que proteja contra os quatro sorotipos, mesmo que em níveis diferentes de proteção. Cada um contribuiu para o resultado global. Hoje não tem qualquer tratamento específico para dengue e não tem nenhuma forma de prevenção. Se a vacina consegue proteger 6 pessoas em cada 10, está prevenindo bastante”, diz Sheila.
Segundo a médica, a vacina também foi capaz de reduzir a hospitalização por dengue em 80,3%. Quanto à segurança da vacina, ela afirmou que “não houve morte em decorrência da vacina” e que ela foi “muito bem tolerada” pelos voluntários.
Atualmente, existem diversas iniciativas de pesquisas para o desenvolvimento da vacina contra a dengue em todo o mundo, inclusive de instituições nacionais, como o Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz. Mas nenhuma delas chegou à fase 3 de testes, quando o produto é testado em um número grande de voluntários.


Estudo na Ásia


 Um estudo da mesma vacina feito na Ásia, que testou o produto em 10.275 crianças do continente, teve seus resultados publicados na revista científica “The Lancet” em julho. Os testes mostraram que, nesse público, a vacina experimental foi capaz de conferir uma proteção de 56,5% contra a infecção.
Enquanto o grau de proteção contra os sorotipos 3 e 4 foi de 75%, e contra o sorotipo 1 foi de 50%, a proteção contra o sorotipo 2 foi de apenas 35%. O estudo também mostrou que a vacina conseguiu prevenir 88,5% dos casos de dengue hemorrágica, que são os mais graves.
 
 

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Conheça a doença que faz desenvolver mais de 200 dentes

Um menino de 17 anos teve 232 dentes extraídos de sua boca, na Índia. A operação, que durou sete horas, foi para combater um odontoma composto, tipo de tumor benigno que, em uma única cavidade da gengiva, são formados vários dentes. Essa doença, que é considerada uma malformação nos tecidos dentários e, normalmente, não apresenta sintomas.
 
No entanto, segundo informações da rede britânica BBC, Ashik Gavai, o garoto indiano, chegou ao consultório com um inchaço na mandíbula do qual já se queixava há meses. Ainda segundo a publicação, acredita-se que o inchaço se deu porque o número de dentes encontrados dentro do tumor era “exorbitante”. De acordo com a literatura medica, até então só havia casos de odontoma onde se extraíram, no máximo, 37 dentes.  
 
Tipos e grupos afetados
“Os tumores do tipo composto são caracterizados por vários dentículos (dentes pequenos) envolvidos por uma massa de tecido fibroso”, diz Alessandro Silva, mestre e especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela Unicamp.
 
O grupo mais afetado por essa doença é o das mulheres, crianças e adolescentes. Por serem, na maioria das vezes, assintomáticos, esses tumores podem ser identificados quando o dente não nasce, por conta de posição anormal dos dentes ou em radiografias de rotina.
 
E, embora seu tratamento seja relativamente seguro, os especialistas ainda não sabem ao certo porque uma pessoa o desenvolve. “A sua origem é desconhecida, mas acredita-se que algum distúrbio na época da formação dos dentes como traumas, infecções, ou pressões podem transformar alguns desses dentes nessa massa tumoral”, afirma Alessandro.
 
A pessoa que desenvolve o odontoma deve recorrer a cirurgia. “O tratamento do tumor deve ser sua total remoção cirúrgica, sendo raros os casos de retorno da doença”, diz o dentista. Normalmente o maior problema envolvendo a presença desses tumores é a fragilidade dos ossos atingidos, que ficam mais suscetíveis a fraturas. Outro agravante é que o tumor pode atrapalhar a erupção dos dentes vizinhos às lesões. “Mais um motivo para a cirurgia, pois a remoção desses tumores pode proporcionar o retorno à normalidade da região”, diz o especialista.


Fonte: http://www.idest.com.br/noticia-6,conheca-a-doenca-que-faz-desenvolver-mais-de-200-dentes,56862.htm

Microsoft encerrará suporte para Windows Phone 7 no início de setembro

A Microsoft anunciou recentemente que encerrará o suporte para o Windows Phone 7 no comecinho de setembro, mais especificamente no dia 09, uma terça-feira. Isso já era esperado, visto que esta versão do sistema operacional móvel da Microsoft foi lançada em 11 de outubro de 2010, ou seja, há quase quatro anos. Com isso, os usuários do Windows Phone 7.X não terão mais acesso aos canais de suporte, como fóruns oficiais, assistências técnicas, canais telefônicos e, claro, muito menos atualizações de software.
 
Então, se você usa um Lumia 800 ou algum aparelho da Samsung, HTC ou LG com esta versão do sistema operacional móvel da Microsoft, é hora de começar a pensar em trocar de celular. Nestes quase 4 anos, o Windows Phone evoluiu bastante. Hoje se encontra na versão 8.1, com muito mais recursos e sem deixar muito a desejar quanto aos seus concorrentes, no caso o iOS, da Apple e o Android, da Google. A loja de apps também está bem sortida e o número de aplicativos cresce cada vez mais. A aceitação foi tão boa que ele já está instalado em 25% de todos os smartphones compatíveis.