domingo, 26 de maio de 2013

Cidade argentina volta a atrair turistas após ficar mais de 25 anos submersa



Epecuén foi evacuada às pressas em 1985, quando águas de laguna inundaram ruas e casas

Uma vila localizada a cerca de 550 km de Buenos Aires, na Argentina, voltou a ser um cobiçado destino turístico após ficar submersa por quase três décadas. Epecuén foi totalmente inundada em 10 de novembro de 1985, quando uma violenta tempestade fez com que as águas de uma laguna homônima rompessem um muro de contenção e invadisse ruas e imóveis. Na época, o povoado contabilizava aproximadamente 1,5 mil habitantes, que fugiram praticamente com a roupa do corpo, pois não houve tempo sequer para fazer as malas.

Eis que, mais de 25 anos depois, o nível das águas baixou e revelou pela primeira vez as ruínas da vila, que desde o desastre estavam situadas a 10 metros de profundidade. Na época da inundação, a vila dispunha de um resort e era frequentada por milhares de banhistas, que se deleitavam na laguna Epecuén, onde a concentração de sal por litro é 10 vezes alta que no oceano, fazendo com que o corpo não afunde, efeito também sentido no Mar Morto.

Agora, o vilarejo volta a figurar entre os destinos turísticos da Argentina, onde os visitantes podem ver carcaças enferrujadas de veículos, casas abandonadas e objetos pessoais deteriorados, deixados durante a fuga dos moradores. A paisagem, que remete ao cenário de um filme sobre o apocalipse, é tão desoladora quanto fascinante, retrato de um desastre que comoveu a Argentina na década de 1980.

Apesar de ter voltado à tona, Epecuén não deverá ser reconstruída. Os turistas interessados em visitar as ruínas têm que procurar hospedagem na cidade vizinha de Carhue, que também fica às margens da laguna e conta com hotéis termais. A cidade atualmente tem cerca de 9 mil habitantes, parte deles ex-moradores do vilarejo inundado, que recomeçaram as vidas na localidade próxima.



Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2013/05/21/interna_internacional,391608/cidade-argentina-volta-a-atrair-turistas-apos-ficar-mais-de-25-anos-submersa.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário