sábado, 15 de março de 2014

Pesquisa Aponta que 83% de Homens Com Câncer na Cabeça são Fumantes

Levantamento foi feito com pacientes com câncer na cabeça e pescoço.

 
O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo fez um levantamento no Estado de São Paulo, ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, mostrou que 75% dos casos de câncer de cabeça e pescoço atingem o público masculino, sendo 7 em cada 10 pessoas em tratamento. Desses, 83% são ou foram fumantes.
 
Dentre as diversas neoplasias que podem desenvolvidas, devido ao consumo de cigarros e produtos fumígenos, estão as que se manifestam na região da cabeça e pescoço. 
 
Dos pacientes que fazem tratamento nesse setor do Instituto, 60% são vítimas de tumores na boca e 40% na faringe ou laringe. O estudo aponta ainda que as ocorrências são mais freqüentes em homens acima de 50 anos.
 
Em nota divulgada pela assessoria de comunicação do Estado, a pesquisa também apontou que além do tabagismo, o consumo excessivo de álcool, o etilismo, também está associado ao desenvolvimento desse tipo de câncer. “O álcool, assim como o tabaco, tem uma relação expressiva com a doença. Quase 60% dos nossos pacientes são etilistas”, alerta o médico Marco Aurélio Kulcsar, chefe da Clínica da Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Icesp. 
 
Ainda de acordo com o especialista, o Instituo realizou no ano passado cerca de 3.500 consultas no setor. O número mostra que, embora os tumores sejam passíveis de detecção precoce, por estarem em regiões visíveis, muitas vezes, os sintomas passam despercebidos.
 
Para ler esta e outras notícias, na íntegra, confira a edição impressa e/ou se cadastre no site para ter acesso a versão Online de O REGIONAL deste sábado (15/03).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário