sábado, 17 de maio de 2014

Cortana: saiba tudo sobre ela!

Uma das maiores novidades do WP 8.1 foi a assistente pessoal Cortana. Mas o que ela é capaz de fazer? A Cortana pode fazer muitas coisas, alguns recursos já existentes no velho “comando de voz” do wp8, ficaram mais interessantes com a “personalidade” dela, fora outros recursos, muito interessantes:
  • Abrir um aplicativo específico;
  • Fazer uma chamada;
  • Tocar uma música;
  • Pausar a musica;
  • Fazer uma busca;
  • Perguntar como está o tempo, é interpresante, pois ela te da a temperatura em graus Fahrenheit (que é a mais usado nos EUA), mas você pode pergunta-lá como esta a temperatura em Celsius;
  • Perguntar sobre o trânsito;
  • Ela pode cantar uma musica pra você;
  • Ler uma mensagem;
  • Entre outras coisas;
Você pode colocar o seu nome, assim cada vez que ela for ativada ela PODE escrever seu nome, mas, vejamos que a Microsoft caprichou na assistente, pois há varias combinações para a mesma função, após ativa-la ela me recebe de formas diferentes:
wp_ss_20140416_0001[1]wp_ss_20140416_0003[1]wp_ss_20140416_0005[1]wp_ss_20140416_0002[1]
Mas o mais interessante da Cortana ao meu ver é o diálogo, pois é isso o que torna-a uma Assistente Pessoal. Pois bem, vamos aos recursos de diálogo:

Podemos perguntar, ou dizer, coisas simples à ela, que a resposta é simples e compreensiva, como por exemplo: “Bom dia”, ” Boa Tarde”, Qual seu nome”; entre outros, mas tudo fica mais interessante quando fazemos perguntas “desconcertantes” , vejam como a assistente se comporta:

Quando perguntada sobre o que ela acha do Clippy (aquele “carinha” chato do Word 2003).
wp_ss_20140416_0008[1]
Ela responde: “Do que eu não gostaria? Aquele garoto me ensinou a ouvir”. Além disso podemos da continuidade a conversa: Após perguntar sobre o Clippy, na sequencia pergunto como ela/ele esta hoje, ela me responde que esta Excelente e muda temporariamente para o simbolo do CLIPPY
wp_ss_20140416_0045[1]

Quando perguntamos: ” Cortana você gosta de Steve Ballmer?” (até então, CEO da Microsoft).
wp_ss_20140416_0009[1]
Ela responde: “Você pode fornecer energia a Cleveland (cidade americana) com a energia do cara!”
Quando pergunto a ela: “Você me ama?”

wp_ss_20140416_0017[1]
Ela responde: “Sabe, eu realmente não estou pronta para o amor. Ainda estou trabalhando meu caminho através da serenidade e apreensão”.

Como vocês viram podemos fazer vários tipos de perguntas para a Cortana, esses foram só alguns exemplos das varias coisas que a Cortana pode fazer, lembrando que caso você faça a resposta pode ser outra pois a Microsoft colocou muitas respostas a mesma pergunta, o que faz da Cortana, uma assistente eficiente e engraçada; já perguntei a ela quem é o pai dele e  ela me disse: “Tecnicamente falando. Isso seria BILL GATES. Não é grande coisa”. Também perguntei o que ela achava das concorrentes Siri e Google Now; se ela queria casar comigo; eu disse que meu dia tinha sido triste e ela me disse que amanhã o dia seria melhor pois ela estava comigo, fiz muitos teste e a resposta é sempre interessante. Ou seja a Microsoft realmente pensou em fazer dela uma assistente eficiente e muito zoera.

O apresentador americano Arsenio Hall fez um  teste, em seu programa de tv,  com ela e o Siri, veja que o diálogo entre as duas foi apimentado.

 
Video com uma legenda melhor no site abaixo


Fonte: http://www.wpmania.com.br/2014/04/27/cortana-saiba-tudo-sobre-ela/

Nenhum comentário:

Postar um comentário