quinta-feira, 22 de maio de 2014

Facebook adota "somente amigos" como novo padrão de privacidade

Em um novo compromisso com a privacidade, a rede social de Zuckerberg agora vai definir "somente amigos" como padrão para novos usuários.

Por que a mudança? O Facebook disse que o feedback de usuários sobre momentos embaraçosos, aqueles em que você acidentalmente publica uma mensagem ao mundo que era para ser apenas para os seus amigos, levou à mudança.

"Reconhecemos que é muito pior para alguém compartilhar acidentalmente com todo o mundo quando a intenção era a de compartilhar apenas com amigos, do que o contrário", disse o Facebook nesta quinta-feira (22). Tenho certeza de que as pessoas têm dito o mesmo há anos, mas antes tarde que nunca não é mesmo?

Novos usuários também serão solicitados a selecionar um padrão, seja ele público ou amigos, para configurar posts futuros. Se uma opção não for escolhida, o Facebook irá selecionar "somente amigos" automaticamente.

facebook_privacy-dinossauro

A preocupação da rede social com relação à privacidade não se estende apenas iniciantes. O Facebook também se preocupa com seus 1.280 milhões de usuários ativos existentes e é por isso que está implantando uma ferramenta para check-in anônimo.

O recurso aparecerá automaticamente em algum ponto ao longo das próximas semanas representado por um dinossauro azul (foto acima). Ela irá lembrá-lo de rever algumas configurações de privacidade importantes, como quem vê os seus posts. O Facebook também está tornando mais fácil mudar a audiência de um post.

É um pouco estranho o Facebook ter levado tanto tempo para perceber que ter o padrão como "público" e fornecer a sua informação para organizações de terceiros fez pouco para reforçar a confiança na rede.

Essa nova onda de serviços que prometem privacidade e anonimato têm desviado a atenção do público para longe do Facebook, de modo que a rede está retornando às raízes de um lugar para amigos.

As pessoas não usam o Facebook para espalhar as suas informações por aí, mas sim para se conectar com amigos e familiares. Ao colocar os posts "apenas amigos" como padrão, introduzir uma ferramenta para testar novos apps com o Login Anônimo, e lembrar aqueles de nós que já usaram o Facebook desde o início que está na hora de rever nossas configurações, a rede está finalmente adotando um tom consistente de privacidade. Já estava na hora.


Fonte: http://idgnow.com.br/internet/2014/05/22/facebook-adota-somente-amigos-como-novo-padrao-de-privacidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário