sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Canais de games no YouTube recebem reclamações de direitos autorais

Ganhar dinheiro no YouTube mostrando gameplay e dicas de jogos pode estar com os dias contados. Nesta quarta-feira, diversos canais de games produzidos por pessoas comuns, os famosos “Youtubers”, receberam reclamações de infringimento de direitos autorais por parte das produtoras dos jogos.

Desde segunda-feira (9), diversos Youtubers têm e-mails reclamando que seus vídeos estão sendo desmonetizados por conter trechos não autorizados de áudio dos jogos. Entre eles está TheRadBrad, que tem mais de 1,9 milhão de assinaturas, e conversou com a Kotaku da Austrália.

“Eu estou no YouTube desde o começo de 2010 e já tenho mais de 3 mil vídeos publicados. Na segunda, eu comecei a receber e-mails do YouTube a cada vez que algum desses mais de 3 mil vídeos tivesse sido reconhecido como de alguma produtora. Cerca de 75 vídeos foram notificados. Isso significa que em um vídeo de 15 minutos comigo jogando e comentando coisas da minha vida, uma tela de carregamento de 10 segundos com música está sendo notificada. Não é o gameplay que foi reconhecido como quebra de copyright, mas sim compositores de música incidental do jogo ou criadores de efeitos sonoros estão emitindo essas notificações. Então todas as horas que gastei gravando, editando e subindo os vídeos estão gerando renda de publicidade para uma outra pessoa no meu lugar”, explicou.

Além dele, outros Youtubers famosos, como ZackScottGames, GhostRobo e NIC, também tiveram centenas de seus vídeos bloqueados. Segundo o relato de alguns deles, parece que são as produtoras musicais que estão exigindo direito autoral e não as publicadoras e desenvolvedoras dos jogos.

Algumas deles, porém, estão do lado dos seus fãs. A Capcom, produtora de Dead Rising 3, pediu no Twitter que aqueles que tiveram problemas de direitos autorais com seus jogos que a informe. Maurice Tan, gerente de comunidades da Deep Silver, também pediu o mesmo em seu Twitter pessoal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário